Ir para o menu principal Ir para o menu secundário
Contato: DDD (012) - SEDE 3896 1710 | LAB 3896 2212 | RH 3896 5766
Início » Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela

Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela

A Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela, foi fundada em 02/09/1943, nasceu através da ação de um grupo de pessoas da comunidade, tendo como objetivo prestar serviços na área de saúde em um município onde não havia qualquer estrutura pública com este fim.

Construída, em terreno cedido pela Mitra Arquidiocesana, na região central da cidade e ao lado da Igreja Matriz, o prédio que passaria a atender à totalidade da população e aos visitantes, inicialmente como ambulatório médico, e, gradativamente assumindo o serviço de urgência, apoio diagnóstico e terapia.

Nos finais da década de 70 a Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela passou a funcionar como um hospital geral, com 20 leitos nas especialidades básicas.

Durante 20 anos, enquanto a rede de saúde pública se estruturava, foi a Santa Casa o único pronto socorro e hospital do município, tendo assinado o convênio com o SUS em 1988.

Em 1999 a Prefeitura de Ilhabela decidiu criar um serviço de urgência em uma unidade básica de saúde adaptada para este fim. Sem condições de manter as internações devido a uma gravíssima crise financeira, a Santa Casa acabou por desativar o Hospital e a população passou a ser atendida no município vizinho de São Sebastião.

O Hospital Municipal Governador Mario Covas foi inaugurado em julho de 2002 e foi firmada uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ilhabela e a Santa Casa através de convênio.

Por iniciativa da Irmandade uma grande reforma foi realizada e o antigo prédio do hospital foi adaptado para atuar complementarmente às atividades desenvolvidas pelo poder Público Municipal: Centro de Especialidades e Reabilitação, além de laboratório de análises clínicas.

 

MESA ADMINISTRATIVA
Biênio 2023/2025

 
 

Diretora Presidente em Exercício
THEREZINHA FRANCISCA PEREIRA DESMONTS

"In memórian"
JULIO CEZAR CARDIAL DE TULLIO

 
Diretor Presidente (Afastado)
EDUARDO DOS SANTOS ROSMANINHO
  Diretora Financeira
NOEMI PETARNELLA
  Conselho Fiscal  

Membros Efetivos:
NEUSA LIRA SOARES RIBEIRO
VICENTE MOLINARI NETO
JOSE MARCOS DA SILVA
ROSANGELA DE CAMPOS
MONICA KURACHINA

 

Membros Suplentes:
IVONE LOPES GRANADO
MARIA TERESA BIANCHINI
RICHARD DESMONTS DA SILVA

   

DANIELA MACEDO
Advogada - OAB/SP 153.006

"in memórian"
MARCEL HENRIQUE SILVEIRA BATISTA
Advogado - OAB/SP 200.007

ORGANOGRAMA